Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Divulgação: Dia da Comunidade Japonesa - Indaiatuba (SP) - 24 de junho de 2012



Dia da Comunidade Japonesa de Indaiatuba


A Prefeitura de Indaiatuba realiza no domingo (24) das 15:00 as 18:00hs, no CIAEI, o Dia da Comunidade Japonesa no município. A comemoração é celebrada anualmente sempre no terceiro domingo de junho, que abriga o Dia da Imigração Japonesa (18 de junho). O evento será promovido com a parceria da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba (Acenbi). A programação conta com apresentações de dança, canto e tambores japoneses.


A data foi instituída por meio de projeto de lei do vereador Fábio Marmo Conte (PSB) aprovado na Câmara Municipal. Com a iniciativa, a data passa a fazer parte do calendário anual de eventos da cidade. “Esta é uma forma de perpetuar em nossa história o marco de um povo que aqui criou e fincou raízes, proporcionando mais um marco cultural em nosso meio para as gerações presentes e futuras”, comenta ele.


Além da participação dos integrantes do Departamento Artístico da Acenbi (dança, karaokê e taiko), o evento terá mais atrações convidadas. 






Acenbi


A associação foi fundada oficialmente em 7 de setembro de 1947, mas o início da história da comunidade japonesa em Indaiatuba remonta à década de 1930. O primeiro imigrante japonês que chegou à cidade foi Nakaji Gomassako, em 1935. Ele se estabeleceu na então Fazenda Pimenta para plantar algodão em uma área arrendada.


Nos anos seguintes, muitas famílias japonesas vieram para Indaiatuba trabalhar na agricultura, concentrando-se na Colônia Bicudo, na Fazenda Pau Preto. Nesse local se reuniu o primeiro grupo de imigrantes japoneses da cidade e que deu origem à Acenbi.
Os imigrantes japoneses tiveram importante contribuição no desenvolvimento agrícola do município. A colônia japonesa participou ativamente para elevá-lo ao posto de maior produtor de tomate do Estado de São Paulo a partir da década de 1960.


Atualmente, a associação é conhecida pelas inúmeras atividades desenvolvidas para enriquecer a cultura indaiatubana. Entre as mais conhecidas está a Festa do Chopp e Bon Odori, que acontece duas vezes por ano no Pavilhão da Viber. Ela também mantém outras atividades como o beisebol, gatebol, dança, canto e escola de língua japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário