Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Divulgação: 5º Festival da Cultura Japonesa - AnimaEmbu Nippon Matsuri 2012 - Embu das Artes (SP) - 23 e 24 de junho de 2012




5º Festival da Cultura Japonesa



Para comemorar o Dia da Imigração Japonesa (18/6), o Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da secretaria de Cultura, realizada de 15 a 24 de junho a Semana da Cultura Japonesa. A abertura será aberta em 15/6, às 20h, com a Exposição Nikkei de Arte e Craft, que homenageará Iwao Nakajima (1934-2011), artista plástico que viveu na cidade e contribuiu para o desenvolvimento da arte naif, uma tradição em Embu das Artes.


As comemorações da Semana continuam com várias atrações que enfatizam a cultura, a arte, os costumes e a gastronomia do Japão. Faz parte da Semana o Festival de Cultura Japonesa Animaembu, com concurso de ilustração mangá Ano do Dragão, shows de música e dança, desfile cosplay, exposição e oficinas de ikebana, origami, animekê, mangá, exposição de raça Akita, taikô e diversas outras atividades.


Vale lembrar que o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, somando cerca de 1,5 milhão de nikkeis, o nome dado aos japoneses e seus descentes. Colônias nipônicas se formaram a partir do início do século 20, com a chegada do navio Kasato Maru e em decorrência de acordo assinado entre os governos japonês e brasileiro. Muitos orientais se instalaram na região de Embu das Artes e entorno, como Cotia, criaram cooperativas agrícolas importantes, com produtos vendidos no mercado municipal de Pinheiros, em São Paulo, e influenciaram no costume e na arte. Conheça um pouco dessa história participando da Semana da Cultura Japonesa em Embu das Artes.


Programação


15/6, 20h – Abertura: 4ª Exposição Nikkei Arte Craft e homenagem a Iwao Nakajima. Visitação; 16/6 a 9/7, das 9 às 17h, Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29)


16/6, 13h – Culto “Aoba Matsuri”, de celebração ao nascimento de Buda. Templo Dion-In (Rua Professor Mário Osassa, 1149, fim da rua, Jd. Magali)


17/6, 10h – 54º Culto Ecumênico em Homenagem aos Antepassados. Cemitério do Rosário ( Avenida Elias Yazbek, 1713)


23 e 24/6, 10 às 23h – Animaembu Nippon Matsuri – 5º Festival da Cultura Japonesa. Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320, Centro).





Animaembu


O ANIMAEMBU é um evento voltado aos fãs de Mangás, Animes e Cultura Oriental em geral.
A primeira edição aconteceu em 2008, por iniciativa do Instituto JUMP; com o objetivo de reunir pessoas e abrir uma Mangateca em Embu das Artes. Naquele ano, o ANIMAEMBU tornou-se parte das comemorações da Imigração Japonesa no Brasil; e é realizado anualmente, dentro do Festival da Cultura Japonesa de Embu.


O ANIMAEMBU celebra o encontro de gerações; difundindo atividades milenares da cultura japonesa, ao mesmo tempo em que dialoga com o público jovem, através de atividades ligadas ao universo dos animes e mangás. Este é, sem sombra de dúvidas, o diferencial do Festival de Cultura Japonesa de Embu das Artes, quando comparado a eventos realizados em outras regiões: nossa preocupação em preservar a cultura tradicional e, ao mesmo tempo, abrir espaço para as atividades que fazem sucesso entre os jovens. Cria-se, com esta prática, um intercâmbio de gerações e um valioso intercâmbio cultural entre os visitantes.


EM SUA 5ª EDIÇÃO, O FESTIVAL DA CULTURA JAPONESA DE EMBU DAS ARTES RECEBE NOVAMENTE O ANIMAEMBU,


EVENTO QUE REUNIU MAIS DE 20.000 NA EDIÇÃO ANTERIOR


Na programação, destacam-se a Noite de J-pop e J- Rock, com participação de bandas aclamadas de J-Rock ,J-Pop e Animesongs; além do Concurso Cosplay, valendo um NINTENDO DS e uma vaga para o evento Made In Japan, de Poços de Caldas, em Novembro.


Conciliando cultura tradicional e moderna, a programação do ANIMAEMBU garante diversão para toda família: além de apresentações de teatro, bom-odori, artes marciais e danças típicas; haverão shows de J-Pop e J-Rock, concursos de mangá, animekê, videogame, entre outros.


A edição 2011 reuniu mais de 20.000 pessoas, durante os dois dias de realização. A meta para este ano é quebrar este recorde, trazendo 25.000 pessoas ao Parque Francisco Rizzo.


A Comix Book Shop, maior loja de quadrinhos do Brasil, estará presente, assim como nas edições anteriores. Smash Bros, Kazoku Niban e MECH são algumas das bandas que irão se apresentar, durante os dois dias de Festival. Além disso, o vencedor do Concurso Cosplay irá representar a região Sul de SP no evento Made in Japan (Poços de Caldas / MG) no mês de novembro, com todas as despesas pagas. Sem mencionar o Nintendo DS que receberá como prêmio, após o término do concurso.


O público poderá desfrutar de vários workshops, como Ikkebana, Bonsai, Go, Origami e a movimentada Oficina de Mangá. Barracas de comidas típicas (tempurá, yakissoba, etc) irão compor a praça de alimentação e diversas tendas de souvenirs estarão instaladas na área externa.


Outro destaque fica por conta de um Bate Papo com um dos mestres da voz Gilberto Baroli –aclamado pelas vozes de Saga e Kanon (Saint Seiya) Rei Pokelandis (Pokemón), Aigaman, Zamurai, Silk e Gassami nº1 (Jaspion).


O Animaembu é um evento gratuito, que garante 100% de entrada franca a população.


SERVIÇO


ANIMAEMBU 2012
Quando: dias 23 e 24 de junho de 2012
Onde: Parque do Lago Francisco Rizzo (Av. Alberto Giosa, 300 – Embu das Artes)
Altura do Km 282 da rodovia Regis Bittencourt / próximo ao Mc Donald’s e casa de shows “O Caipirão”
Horário: das 10h às 21h no sábado / das 10h às 19h no domingo
Quanto: ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES:


Instituto JUMP –             (11) 4704-3700       / 7173-9308


Facebook:
Animaembu / Animaembu Brasil


Blog: www.animaembu.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário