Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

segunda-feira, 25 de março de 2013

Divulgação: Nikkey Matsuri 2013 - São Paulo (SP) - 06 e 07 de abril 2013


O Festival Nikkey Matsuri será realizado nos dias 06 e 07 de abril, no campo do Clube-Escola Jardim São Paulo, rua Viri, 425, ao lado da estação do Metrô Jardim São Paulo-Ayrton Senna. 

O Festival Nikkey Matsuri, como enfatizam seus organizadores, é um evento que tem como proposta fazer com que o público tenha um contato direto com a cultura japonesa, interagindo e participando das inúmeras atividades oferecidas no evento, como oficinas de origami, furoshiki (pano para embalagem e transporte), mangá (desenhos), ikebana (arranjos florais), e shodô (caligrafia japonesa), algumas das mais tradicionais expressões da cultura oriental, além de um variado leque de atrações voltadas para todas as idades e gostos.

No Nikkey Matsuri, o público tem a oportunidade de assistir a belas apresentações de danças folclóricas, como a da província de Tottori, feitas pelas dedicadas senhoras da Associação Tottori-ken do Brasil e outras como do estilo Nihon Buyo, feitas por jovens da Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi. A apresentação de peças teatrais clássicas como o “Mabuta no Haha”, encenada pelo grupo Hissato Yoshitake, é sempre uma atração pela vestimenta e caracterização de seus personagens.

Além disso, o grande público tem a oportunidade de assistir a shows musicais, com intérpretes consagrados da comunidade nipo-brasileira como Joe Hirata, Karen Ito, Melissa Kuniyoshi e outros.

As apresentações do matsuri dance (dança de jovens) e de taiko (tambor japonês) são sempre um atrativo à parte para o grande público. Hoje, é notório, em muitos desses grupos, a presença de integrantes brasileiros sem nenhuma ascendência japonesa, um indício inegável da integração das duas culturas.

Dentro da sua programação, o público do Nikkey Matsuri também pode assistir a apresentações de artes marciais tradicionais como o ninjutsu, a arte dos ninjas que desde a sua primeira edição é feita pela equipe de Bill Sensei, conceituado professor da Academia Ninjutsu Genbukan Nenriki Dojo – Arte Ninja Tradicional.

Festival gastronômico

O Festival Nikkey Matsuri é conhecido também pela diversidade gastronômica, onde suas barracas de alimentação típica são um verdadeiro convite para que os visitantes façam um passeio pela culinária japonesa, em contato pratos como sushi, sashimi, temaki, tempurá, yakissoba, doces típicos e outros.

O Festival Nikkey Matsuri é um evento promovido pela Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkey Clube, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Casa Verde, Associação Okinawa do Carandiru, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Instituto HeiSei, Yassuragui Home, Kodomo no Sono e Ikoi no Sono.

Apoios: Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, SPTuris - São Paulo Turismo, Subprefeitura Santana/Tucuruvi, Secretaria de Estado da Cultura, Consulado Geral do Japão, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo, Instituto Nikkeyweb e TV Minuto.

A exposição "Festival Nikkey Matsuri: diversidade cultural e concurso de beleza em destaque" reúne 38 trabalhos de Fran Rojas. A mostra é uma realização conjunta do Festival Nikkey Matsuri (www.nikkeymatsuri.nw.org.br) em parceria com a Uehara Imóveis (www.ueharaimoveis.com.br) e Camera Press (www.camerapress.com.br).



http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=iRpYywMNG9U


Um comentário:

  1. obrigado pela divulgação e disponha para divulgar seus eventos em nosso network! abraços
    yoshio imaizumi - comissão organizadora do Nikkey Matsuri

    ResponderExcluir