Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sukiyaki (すき焼き)




O Sukiyaki (すき焼き) é um prato japonês tipicamente preparado à mesa conforme se vai comendo. As pessoas vão servindo a si mesmas à medida que os ingredientes são cozidos.

O Sukiyaki é um cozido que leva os seguintes ingredientes: carnes (bovina e/ou suína) fatiadas bem finas, verduras (acelga, couve-flor, shinkiku, moyashi, agrião, alho poró, hourenso), udon (macarrão japonês), cogumelos (shiitake e shimeji), konnyaku e ito konnyaku, kamaboku etc.

Primeiro fritam-se as carnes com um pouco de manteiga. Depois são colocados os demais ingredientes, temperando tudo com shoyu (molho de soja), açúcar, sake mirin (sake para cozidos) e glutamato monossódico.

Como o Sukiyaki é preparado à mesa conforme se vai comendo, nem todos os matsuri (festas e festivais japoneses) disponibilizam este prato da culinária japonesa.

Apesar de utilizar ingredientes que lembram o Yakisoba, o Sukiyaki é diferente.

Usando metáforas, o Yakisoba estaria mais próximo a uma "macarronada" e o Sukiyaki mais próximo a um "cozido ou uma sopa encorpada". Que os chefs de cozinham não leiam isso!!!

No Festival Tanabata de Ribeirão Preto, o Sukiyaki é disponibilizado na barraca da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto (ANBRP). Venha prestigiar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário