Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

sábado, 27 de abril de 2013

Undokai (運動会)


O Undokai surgiu no Japão por volta de 1880, quando foi declarada na constituição que os familiares deveriam se reunir nas escolas anualmente com o objetivo de se confraternizar.

Undokai é uma palavra composta: "undô" significa esporte e movimento, e "kai" é reunião em japonês. Porém, a melhor tradução para Undokai é gincana esportiva familiar.

Familiar porque participam desde as crianças que já sabem andar, até o avô mais idoso. Esportiva porque envolve atividade física. Porém, nada de futebol, aeróbica ou outros esportes mais conhecidos no Brasil. As atividades são aquelas que servem mais para relaxar e se divertir, como corrida do ovo na colher, cabo-de-guerra, e muitas outras. E gincana porque são distribuídos prêmios para os participantes.


O Undokai dura um dia inteiro, bandeirinhas coloridas são estendidas por toda a extensão do campo e várias competições acontecem ao mesmo tempo. Os preparativos do Undokai começavam meses antes do evento. 


Geralmente os Undokais são realizados no Japão no outono. meses de setembro, outubro e novembro. No Brasil, a maioria dos undokais são realizadas entre maio e agosto coincidindo com o outono do hemisfério sul.

Tem Undokais que acontecem há 75 anos consecutivos com é o caso do de Itapecerica da Serra, muitos com mais de 60 anos como Ibiúna e Osasco.







Nenhum comentário:

Postar um comentário